Mensagem para os 50 anos da morte da Beata Maria Troncatti

Mensagem para os 50 anos da morte da Beata Maria Troncatti

No dia 25 de agosto se celebram 50 anos da morte da Beata Ir. Maria Troncatti, uma Filha de Maria Auxiliadora missionária na floresta amazônica, oferecendo sua vida pela paz entre os “colonos” e os shuar.

Nesta data, Madre Yvonne Reungoat, a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, está em visita à Inspetoria “Nossa Sra. da Esperança” (AFE) no Quênia, e mandou uma mensagem da qual se transcreve o texto integral:

 

«A ti, querida Inspetora, Ir. Cruz Maria Piña,

e a vós, queridas Irmãs da comunidade inspetorial,

às Autoridades eclesiásticas e civis,

a Sua Excelência Mons. Néstor Montesdeoca que preside à Eucaristia,

aos Sacerdotes concelebrantes,

aos membros da Família Salesiana, particularmente aos Irmãos Salesianos,

a todas as pessoas, adultos e jovens, que contribuiram de maneira excelente na preparação deste momento celebrativo para o 50º aniversário do dies natalis de Ir. Maria Troncatti,

 

desejo expressar minha profunda alegria e gratidão. Uno-me a vós, em nome de todo o Instituto, para louvar o Senhor do precioso dom feito à Igreja, a todas/os nós e ao povo “Shuar” em particular, por esta grande figura de missionária: a beata Ir.Maria Troncatti, que doou sua vida em oferta toral de amor.

Lembro com comoção do dia 24 de novembro de 2012, dia de sua Beatificação em Macas, onde, como Igreja em festa, nós nos sentimos envolvidas em um clima de comunhão ao redor dela para dizer-lhe o nosso obrigado por sua missão em terra amazônica, privilegiando os mais pobres, seus “prediletos”, como o foram de Jesus.

Não lhe faltaram dificuldades, momentos de desânimo, contratempos de várias espécies, mas ela permaneceu sempre agarrada à “rocha” sobre a qual havia construído sua vida e sua missão: o Senhor Jesus!

Em um seu escrito pessoal lemos: “Senhor, quero ser tua para sempre. Oh, Senhor, deixei tudo o que mais queria para te servir, para me santificar… Resta-me somente Tu e Tu me bastas. Jesus, ajuda-me a ser boa e a perseverar neste estado de vida para o qual me chamaste: que eu seja fiel em teu serviço… Dá-me muito amor, dá-me um grande espírito de sacrifício, de humildade e de abnegação para que eu seja um instrumento que faça muito bem a todos”.

É grande a nossa alegria pensar que a “Madrecita” está presente entre nós, e lembrar-nos dela é acolher com gratidão a sua luminosa e significativa mensagem de santidade educativa e missionária.

No ano de preparação para o CG XXIV e no qual a Igreja celebrará, no próximo mês de outubro, o Sínodo Panamazônico com tema: Amazônia, novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral, Ir. Maria Troncatti foi escolhida entre as testemunhas do Sínodo. Ela representa para todos uma oportunidade para reavivar a radicalidade evangélica, voltar às fontes do carisma salesiano e fortalecer o da mihi animas cetera tolle com o mesmo entusiasmo com que ela mesma o viveu e poder, assim, anunciar a beleza e a riqueza do Evangelho, sobretudo às jovens e aos jovens.

Podemos dizer que é uma mulher de fronteira, uma Filha de Maria Auxiliadora profética, que viveu as exigências da inculturação com a sensibilidade e a intuição dos santos, porque inculturar é questão de amor e quem ama sabe compreender, adaptar-se, fazer-se próximo.

Esta é Ir.Maria Troncatti: uma grande missionária, porque capaz de amar e de ser solidária com os mais pobres, com os sofredores no corpo e no espírito, com as jovens gerações autóctones, não com palavras, mas com a linguagem do coração, com gestos de delicada humanidade: “caminho” maravilhoso para evangelizar e educar com eficácia.

Sua incansável obra missionária, Ir.Maria não realizou sozinha, mas em plena sinergia e comunhão com os irmãos Salesianos e com toda a Família Salesiana, valorizando as capacidades das leigas e dos leigos no entendimento de que somente com eles toda atividade de promoção humana e de anúncio do Evangelho teria enraizado profundamente a ponto de poder crescer como árvore exuberante. E assim aconteceu! A vossa presença hoje aqui o demonstra.

Maria Auxiliadora, à qual Ir.Maria se entregou totalmente, e de quem sentiu concretamente a presença, obtenha para todas/os nós a coragem para continuar a semear esperança e alegria com coração missionário, como o seu!

Faço votos de que juntos possamos irradiar e contagiar tantas e tantos jovens com a beleza da santidade de Ir.Maria Troncatti e com eles e por eles enfrentar com audácia apostólica os desafios e as perspectivas que sairão do próximo Sínodo.

Mesmo distante geograficamente, sinto-me perto de vós com renovada gratidão, com grande afeto e com a minha oração.

A bênção do Senhor, por intercessão de Dom Bosco, de Madre Mazzarello e da beata Maria Troncatti, seja abundante em vossa vida, em vossas comunidades e sobre todas as famílias.

 

Nairobi, 25 de agosto de 2019.

Ir. Yvonne Reungoat FMA

Superiora Geral »