Outubro Missionário Extraordinário – Sínodo Pan-Amazônico

Outubro Missionário Extraordinário – Sínodo Pan-Amazônico

Roma (Itália). Por ocasião do início do Outubro Missionário Extraordinário e do Sínodo Panamazônico Madre Yvonne Reungoat, a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora e Presidente da USMI Nacional, enviou uma mensagem de proximidade e gratidão ao Papa Francisco em nome de todas as Consagradas, cujo texto se transcreve na íntegra:

 

«Caro Papa Francisco,

 

é bom poder fazer-Lhe sentir nosso carinho e gratidão, enquanto se inicia o outubro de 2019 como mês Missionário Extraordinário, que o Sr. profeticamente declarou «com o fim de despertar fortemente a consciência da missio ad gentes e de retomar com novo entusiasmo a transformação missionária da vida e da pastoral».

As Comunidades Religiosas femininas ativamente presentes na Itália, juntamente com as missionárias italianas esparsas nos cinco continentes, em profunda sintonia com sua visão para a Igreja e para o mundo, agradecemos-Lhe de coração sincero. Sentimo-nos como Maria, Mulher do Magnificat, que dá louvores a Deus com um canto de bênção!

Como o Sr. bem sabe, em nossas Comunidades há muitas Irmãs idosas e doentes, que gastaram toda a energia pelo Evangelho e que continuam no sacrifício, na oração e com a oferta para sustentá-Lo no serviço exigente à esperança que o Sr. realiza sem poupar-se, com a presença serena e tranquilizadora, confiante no Deus que ama tanto, com os gestos cotidianos que tem para encorajar-nos a fazer como o próprio Jesus faria, e com o riquíssimo magistério aberto a 360° sobre a humanidade, a história, o tempo.

Neste Mês Missionário Extraordinário empenhamo-nos com o Sr. a viver a comunhão com Deus na consciência da misericórdia da qual somos objeto da parte de Deus. O Senhor frequentemente nos repete que “é muito mais importante perceber o quanto somos amados por Deus, do que o quanto amamos a nós mesmos!”

Muitas irmãs, jovens e idosas, com exuberância ou na doença, missionárias ad gentes, inter gentes, ad vitam testemunham o amor de Deus fazendo-se silenciosamente próximas às pessoas mais rejeitadas e excluídas, tocando sua carne sofredora, como companheiras na jornada.

Santo Padre, nossas Comunidades de vida consagrada, ouvindo atentamente a Palavra e Seus ensinamentos proféticos, estão empenhadas a recolher com alegria os contínuos estímulos à renovação e ao compromisso que advêm do contato real com o Senhor Jesus, presente e atuante, através do Espírito Santo, na missão pastoral e apostólica, de educação evangelizadora e no cuidado com a casa comum. São também variadas e numerosas as formas de participação e animação missionária nas estruturas e nos organismos eclesiais, em nível local e nacional: é um modo silencioso e eficaz para construir a profecia do todos juntos!

O fortalecimento das comunidades de mulheres consagradas inseridas nas realidades missionárias, que testemunham um estilo marcado pela reciprocidade, é um dom simples, mas generoso, que damos às famílias religiosas às quais pertencemos e à Igreja que está na Itália. O trabalho em rede, a colaboração missionária, a intercongregacionalidade estão se tornando realidades que abrem novos horizontes para o presente e o futuro na sequela Christi do terceiro milênio.

Nesse espírito, vivemos o mês de setembro como “Tempo da Criação”, de acordo com sua recomendação, como um tempo para refletir sobre nossos estilos de vida e sobre como nossas escolhas diárias são muitas vezes prejudiciais e não levam em consideração as pessoas a quem servimos. Sabemos, como o Senhor nos escreveu, que este é o momento de empreender ações proféticas: não queremos decepcionar os jovens e em nossas comunidades estão se discernindo e fazendo escolhas corajosas para o futuro e a vida abundante e plena de todos.

O processo de preparação para o agora iminente Sínodo dos Bispos – Assembléia Especial para a Região Pan-Amazônica “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral” – encontrou muitas de nossas comunidades ativamente engajadas, em sintonia com as “comunidades irmãs” da Amazônia, mas, acima de tudo, nossas comunidades oferecerão oração, para que seja um processo frutífero e universal de conversão eclesial.

Este Mês Missionário Extraordinário, que viveremos com Maria, nossa Irmã e Virgem do Rosário, trará, temos certeza, novo entusiasmo à animação missionária, aumentará o fervor apostólico de nossas Comunidades religiosas e sustentará as comunidades cristãs confiadas a nós, particularmente aquelas das periferias não só geográficas, mas também existenciais.

A paixão pelo Evangelho, neste Mês Extraordinário que o Sr. proclamou, possa estimular no coração das nossas Comunidades religiosas um novo impulso à santidade no cotidiano, atividade no bem, semente fecunda no coração da humanidade.

Com o Sr., Santo Padre, continuamos o caminho de esperança: é o dom que Lhe fazemos com Maria, testemunha corajosa do Evangelho feito carne em seu seio. A nossa consagração apostólica e missionária possa ser, com a sua, Santo Padre caríssimo, fonte de encontro vivificante e santificador com Jesus e com o seu amor, fonte de consolação, paz e salvação para tantos homens e mulheres do nosso tempo».

 

Roma 1° de outubro de 2019

 

Madre Yvonne Reungoat, FMA – Presidente USMI Nacional