“Anuncio a vocês uma grande alegria!” (Lc 2,10)

“Anuncio a vocês uma grande alegria!” (Lc 2,10)

Roma (Itália). “Anuncio a vocês uma grande alegria!” (Lc 2,10). É a Mensagem de Votos de Natal da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Yvonne Reungoat.

Eis o anúncio do Anjo aos pastores: a nossa vida é resgatada pela certeza da vinda do Salvador. O Natal nos traz cada ano a renovação da consciência de que a salvação não é um evento acabado uma vez por todas, mas que se renova e se atualiza de geração em geração, para cada pessoa que vem ao mundo, quer o saiba quer não.

Deus se fez homem para compartilhar nossa existência em tudo. Isto nos dá alegria, paz, segurança, esperança; permite que olhemos com otimismo nossa vida e a vida do mundo para o qual somos mandadas.

Um anúncio de esperança

Nós sabemos que a história do mundo já está redimida, que Jesus já recapitulou em si todas as lágrimas, os gritos de desespero, que sobem dos homens e das mulheres desta terra, em cada época da história e os transformou em cantos de ressurreição.

Quero convidá-los/as a olhar os sinais do Reino que vem: não faltam, mesmo que não façam rumor, que não ocupem as primeiras páginas dos jornais e das redes sociais. Existem e são mais numerosos que os sinais de morte. Podem ser sinais pequenos, imersos no cotidiano da vida: não sem razão o Papa Francisco fala de “santidade da porta do lado” e relaciona comportamentos que podem, até mesmo, parecer-nos descontados.

Mas há também sinais mais evidentes, às vezes não diretamente religiosos ou evangélicos.

É um sinal a sensibilidade pela ecologia integral que vai se estendendo; é um sinal a capacidade de acolhimento e de integração que surge em comunidades humanas, em famílias, em indivíduos. É um sinal um estilo de relacionamentos sorridentes, capazes de escuta, que redescobre os valores fundamentais da convivência humana.

Juntos como homens e mulheres religiosos

É um sinal crescente a atenção para com as relações e a colaboração entre as religiões. 2019 foi marcado positivamente por assinar o Documento sobre a Fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum.

Em uma sociedade que desconfia dos seguidores do Islã, tornou-se uma força de diálogo, permitiu-nos descobrir claramente como as crenças podem convergir no respeito à pessoa humana, na vontade de servir, no repúdio à violência e à guerra, em aceitação mútua.

É uma resposta ao convite de São João XXIII de buscar o que nos une, o que nos faz descobrir-nos como Filhos de um mesmo Pai, porque os costumes, as culturas, as escolhas práticas são influenciadas pela diversidade dos tempos, dos lugares, das condições de vida (cf. Saudação do Santo Padre João XXIII aos fieis participantes da procissão de velas, por ocasião da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, Roma, 11 de outubro de 1962)

“Anuncio a vocês uma grande alegria”:

Sim, é possível exultar e entoar o “Glória” em nosso tempo também, porque a vinda de Jesus é real, mesmo que seja escondida como em Belém. Quando os Anjos o anunciaram aos pastores deram um sinal muito simples: “um Menino envolto em faixas e depositado em uma manjedoura”.

Para acolher é preciso ter um coração pobre e simples como aquele dos pastores; capaz de ler os “sinais”, através dos eventos naturais como aqueles dos Magos; humilde na adoração e obediente como aquele de José e de Maria.

O Natal nos enche de alegria e por isto somos capazes de reconhecer o Menino nas pessoas ao nosso redor, nas sementes do Reino esparsas pelo mundo, nas culturas às quais pertencemos, também quando precisam ser evangelizadas ou reevangelizadas, no caminho de nossas comunidades e do Instituto, na alegria de acolher e acompanhar novas vocações e de sermos irmãs solícitas para com quem deu tudo…

“Anuncio a vocês uma grande alegria”:

A alegria de saber que a história já está redimida, que o mundo já é “lugar” da presença de Cristo, que em muitos de nossos irmãos e irmãs existe uma nostalgia de bem que abre o caminho para a graça, que em cada criança que vem ao mundo há um pouco do presente de Natal.

“Anuncio a vocês uma grande alegria”

A misericórdia se fez carne, o pecado está cancelado, as inimizades se evaporam e a reconciliação é a condição normal das relações entre os povos.

“Anuncio a vocês uma grande alegria”:

A história do nosso Instituto faz parte de uma corrente de bem que atravessa os milênios de vida da humanidade. A grande alegria que os Anjos nos anunciam é a alegria que já estamos celebrando:

“Agradecemos ao Senhor que nos concede tantas graças!”

Convido vocês a fazerem memória de Madre Mazzarello: como nos inícios o Senhor nos concedeu “grandes graças”, assim toda a trama desses 150 anos é tecida de “Graça”.

Somos convidados a continuar esta ladainha de alegria. Cada um de nós é chamado a anunciá-la a quantos encontrar, cada dia, não só no Natal.

Desejo a todos que estejam plenos desta alegria, que nenhum cansaço, nenhuma desilusão, nenhuma dor possa ofuscar esta alegria!

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora seja um grande anúncio de alegria em todo o mundo!

Para as famílias de vocês, para os colaboradores leigos e as colaboradoras leigas, para os jovens e as jovens o augúrio de experimentá-la e anunciá-la por sua vez, para que o Natal de 2019 assinale uma etapa luminosa de suas vidas.

O anúncio da alegria chegue a quantos não conhecem Cristo ou não creem em Sua divindade e transfigure a existência deles!

O anúncio da alegria do Natal ressoe com notas de agradecimento para o Reitor Mor, Pe.Ángel Fernández Artime, para os irmãos Salesianos e para todos os sacerdotes que nos oferecem seu ministério, para os Bispos das Dioceses…

O anúncio da alegria chegue a todas as Comunidades Educativas no Mundo.

 

Feliz Natal e Santo 2020!

 

Roma, 24 de dezembro de 2019            Superiora Geral Ir. Yvonne Reungoat, FMA