Conselheira Visitadora do Instituto das FMA

Conselheira Visitadora do Instituto das FMA

No dia 9 de outubro de 2021 as Capitulares elegeram Conselheira Visitadora do Instituto das FMA a Irmã Marta Liliana Riccioli.

Roma (Itália). É  Irmã Marta Liliana Riccioli a Conselheira Visitadora do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

Irmã Marta Liliana Riccioli nasce em 20 de dezembro de 1957 na Argentina.  Participa do Capítulo Geral XXIV como Inspetora da Inspetoria “São Francisco Xavier” de Bahía Blanca (ABB), terra dos Três Santos Beatos: Laura Vicunha, Zeferino Namuncurá e Artémides Zatti.

As raízes familiares presentearam-lhe a experiência da interculturalidade.  Os avós eram migrantes na Argentina e receberam a riqueza das diversas culturas: italiana da Sicília, espanhola de Huelva e charrúa (indígena) do Uruguai.

Desde a adolescência sempre buscou a verdade, estudou Matemática e a ensinou com grande alegria.  Desde então, ela se questionou sobre o sentido da vida e, depois de várias experiências, encontrou esse sentido em Jesus. Deixou-se amar por Ele e Ele transformou toda a sua vida.  Experimentou a sua presença na Eucaristia, na Palavra, na experiência do grupo juvenil e na comunidade de fé de São Francesco de Sales, no rosto das crianças pobres do Oratório das FMA de Almagro.  Deus sempre colocou em seu caminho pessoas que marcaram sua vida e a acompanharam vocacionalmente.

Maria sempre foi a presença materna que acompanhou o caminho de fé, de seguimento de Jesus. Sentia-se verdadeiramente filha e desta experiência tornou-se Filha de Maria Auxiliadora.

Como Juniora, estudou pastoral na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium” de Roma e celebrou a Profissão Perpétua em Mornese com um grupo de Irmãs, companheiras de estudo e de diversas nações.

A sua missão, há muito tempo, é a pastoral juvenil nos diversos campos da animação em nível local, Inspetorial, nacional e no Cone Sul. A experiência de viver a missão partilhada com os leigos e os jovens e como Família Salesiana continua a ser uma força carismática muito preciosa até hoje.

É animadora em Buenos Aires da Comunidade de Almagro e Ciudad Evita;  e, na Patagônia Meridional, de Puerto Santa Cruz.  Por 8 anos viveu numa comunidade de inserção no Bairro 22 de Enero-Buenos Aires, onde os pobres se tornaram os seus mestres de vida e de fé.  Ali viveu uma forte experiência eclesial, popular e intercongregacional, também com jovens voluntários do VIDES.

Iniciou em 2015 como Inspetora da Inspetoria Argentina “São Francisco Xavier” (ABB) e, ao final do sexênio, seu serviço foi prolongado por dois anos, devido ao processo de unificação nacional das três Inspetorias Argentinas (ABA -ABB-ARO), que em 2023 passarão a ser uma.

Durante o Capítulo Geral XXIV, a Assembleia Capitular a elegeu Conselheira Visitadora.  Nesta nova missão que o Senhor e a Auxiliadora lhe confiaram, está aberta e disponível para animar e governar em sinodalidade e em comunhão com todo o Instituto das FMA.