Nomeada Secretária Geral do Instituto das FMA

Nomeada Secretária Geral do Instituto das FMA

Irmã Maria Luisa Nicastro, da Inspetoria Romana “S. João Bosco” (IRO), é a Secretária Geral do Instituto das FMA.

Irmã Maria Luisa Nicastro nasce em Roma em 8 de dezembro de 1968. Frequentou a catequese e o oratório das Filhas de Maria Auxiliadora na Casa de Roma “Santa Maria Mazzarello”.

Terminado o Liceu Clássico e o primeiro ano de Universidade, iniciou o caminho formativo na Comunidade de Aquila em 1988. Fez a primeira Profissão em Castel Gandolfo (RM) em 5 de agosto de 1992.

Formou-se em Matérias Literárias na Universidade Livre “Maria Ss. Assunta” em 1995. Lecionou disciplinas literárias e latinas durante alguns anos nas Escolas Secundárias de Primeiro e Segundo grau das comunidades de Roma “Sagrada Família” e “Instituto São João Bosco”, onde foi também animadora de oratório e grupos juvenis.

Em 1994 participou do curso “Comunicação em Formato de Futuro” organizado pelo Âmbito da Comunicação Social na Casa Geral. Nos anos seguintes colaborou na redação da revista “Da Mihi Animas”.

No ano 2000 participou do Curso para pessoal diretivo das Escolas Salesianas da Itália.  De 2004 a 2018 foi Reitora, primeiro na Escola Secundária de Primeiro Grau de Roma “Instituto São João Bosco” e depois no “Jesus Nazareno” de Roma.

Até 2016 foi encarregada da Escola em nível Inspetorial, Membro do Conselho diretivo Nacional da Associação Ciofs Escola FMA e, por um triênio, Conselheira Nacional Fidae (Federação Italiana de Institutos Educativos).

Desde 2015 colaborou na Equipe de animação dos grupos Interinspetoriais Gr Discernimento, para jovens a partir de 18 anos.

Desde 2018 é Secretária Inspetorial, Referente da Comunicação Inspetorial e Presidente do Organismo de Supervisão das Escolas da Inspetoria IRO.

No dia 18 de outubro de 2021 a Madre Geral do Instituto das FMA, Irmã Chiara Cazzuola, nomeou-a, com o consenso do Conselho Geral, Secretária Geral do Instituto das FMA.

Ao aceitar este ofício, além de agradecer a confiança que lhe foi depositada, pede a ajuda de Maria Auxiliadora para poder cumpri-lo com amor.  Confia-se à particular intercessão de Madre Clélia Genghini, primeira Secretária Geral do Instituto, que costumava repetir “Viva o momento, viva-o no amor”.