Um rosário pela paz

Um rosário pela paz

Roma (Itália). Na reflexão compartilhada durante o plenário de inverno com o Conselho Geral e diante do agravamento da situação internacional, com uma Carta, a Madre Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Chiara Cazzuola, convida as FMA e as Comunidades Educativas, no dia 12 de março de 2022, a rezar juntas pela paz no mundo um Rosário que será transmitido ao vivo.

Caríssimas irmãs e caríssimos membros das Comunidades Educativas,

trazemos no coração a convicção de que a paz se constrói com a paz.  Só um processo de reconciliação baseado no respeito pelos direitos e deveres de cada cidadão e de cada uma das partes pode conduzir à paz.  A educação e o anúncio do Evangelho que ilumina a mente, transforma o coração e move a vontade para o bem comum é cada vez mais a maneira pela qual queremos nos dedicar “até o último suspiro”.  Neste momento histórico, mais atual do que nunca está o programa de Dom Bosco para educar “Bons cristãos e honestos cidadãos”.

Como crentes, somos chamados a denunciar o mal em qualquer forma e em qualquer situação em que se manifeste, mas também somos chamados a favorecer, sempre e em qualquer caso, o perdão, a reconciliação e, sobretudo, o reconhecimento honesto e sincero do pecado (começando pelo pessoal) que contribui para a propagação do mal e da violência.

Queremos estar sempre ao lado das vítimas de todos os tipos de violência, em todas as partes do mundo, sem subestimar nem mesmo as consequências a médio e longo prazo de todo tipo de privação de liberdade, manipulação da verdade, informações tendenciosas e muitas vezes orientadas para espalhar medo, desconfiança, suspeita sem fundamento, sem equilibrada e equidistante análise das responsabilidades.

Agradeço a todos vós pelas múltiplas formas de solidariedade e apoio nos confrontos da população e das comunidades das Irmãs da Ucrânia.  A oração nos une e alimenta a esperança, ajudando-nos a encontrar caminhos concretos e construtivos para promover a paz e a reconciliação.

Com a Irmãs do Conselho, proponho-vos rezar juntas o Santo Rosário às 13:00 (hora italiana) do sábado, 12 de março.  Rezaremos pela paz e pelo fim das hostilidades em todas as partes do mundo. Será mais uma manifestação pública e coral de nossa confiança na poderosa intercessão de Maria Auxiliadora, de nosso empenho educativo pela paz e de uma eficaz denúncia de toda forma de violência e injustiça.

Link para transmissão ao vivo

Tags: Paz, Rozáriu, Ucraina